10/09/2007

DynDNS - Endereço fixo na Net para todos de borla

Esta é outra forma de acedermos ao nosso PC de casa, ou outro qualquer, sem que para tal seja necessário saber o seu IP.

Isto é importante pois geralmente o nosso IP é gerado dinamicamente pelo ISP ao qual nos conectamos para aceder à Internet, o que quer dizer que de cada vez que nos ligamos é atribuído ao nosso PC um IP diferente.

Por exemplo, de manhã podemos sair de casa e anotámos o IP actual. Pode acontecer de a ligação ir abaixo e ao reiniciá-la, receberemos outro IP, sendo que a partir daí o IP anotado, deixa de ter qualquer importância.

Isto pode ser resolvido pedindo ao nosso ISP um IP fixo. É óbvio que ter um IP fixo tem vantagens como por exemplo, não há necessidade de ao nos ligarmos termos de esperar que nos seja atribuído um IP. Mas para tal, teríamos que lhes pagar...

O factor preço pode ser ultrapassado utilizando os serviços gratuitos por exemplo da DynDNS.

Antes de falar do serviço em si, vou falar de DNS - Domain Name Server.

Estes servidores servem, como o próprio nome indica para traduzir o nome dos domínios da Internet. E traduzem-nos em IPs.

Ou seja, quando eu escrevo no meu browser o endereço horizontedeideias.blogspot.com, o que o DNS faz é traduzir este endereço WEB num endereço IP numérico de 4 octectos do tipo 177.23.134.12.

Claro que é preferível escrevermos no nosso browser nomes em vez de números pelas razões óbvias. (eu esquecia-me sempre)

O que serviços como o DynDNS fazem é apontar um endereço definido por eles e pelo utilizador, para o endereço IP atribuído pelo ISP no nosso PC de casa ou do escritório.

No entanto, é necessário actualizar o endereço para o qual estamos a apontar de cada vez que o IP do computador remoto muda.

Isto pode ser feito automáticamente através de utilitários.

Amanhã colocarei aqui um tutorial.



2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Gostaria de ver o tutorial sobre a atualização do IP.
Você poderia dizer onde esta?
obrigada
Daniele

Macnet disse...

Olá Daniele. para fazer a actualização do IP deve instalar o programa que está neste site: http://www.dyndns.com/support/clients/windows.html

Neste site http://www.dyndns.com/support/clients/dyndns-updater-guide.html
encontra o tutorial em inglês sobre como instalar e configurar o programa actualizador de IP.

se necessitar de ajuda informe.