31/01/2007

Desafio SEAT by BPN


Felizmente consegui inscrever-me no Desafio SEAT by BPN. Vou ser um dos 20 alunos da UMINHO a testar um Seat LEON 2.0TDI e a ter a possibilidade de participar numa corrida universitária, que irá decorrer no autódromo do Estoril

Para isso terei de ser um dos dois melhores aspirantes a pilotos da UMINHO. A fase de selecção dos candidatos no meu caso será no Circuito Vasco Sameiro em Braga - mesmo abeira de casa.

Se for seleccionado tirarei um curso de piloto e posteriormente participarei na corrida no Estoril contra 19 pilotos.

Vai ser espectacular e sem dúvida uma experiência enriquecedora.

Rage Against The Machine reunem-se


Notícias espectaculares...Os RATM vão voltar a tocar todos juntos! só é pena ser os States...é uma excelente notícia apesar disso porque vai ser possivel ouvi-los novamente juntos.

Adoro RATM e tenho muita pena nunca os ter visto ao vivo mas os seus registos discográficos serão eternos!

Talvez a banda mais activista que alguma vez haverá. Rage, foi, é e sempre será uma referência.

Espero que um dia, daqui por 10/20 anos continuem a haver bandas deste género. Com ideais como a liberdade de expressão, opinião e o comércio livre e justo.

Link para a notícia do L.A. TIMES
Link para a página oficial dos RATM.

30/01/2007

Festa de lançamento do Windows Vista


30.01.07 - A Microsoft lançou o seu novo sistema operativo da família Windows. Segundo o gigante de Seattle, este é o seu maior produto de sempre e em qual foram aplicados mais recursos da empresa. Perto de 2,000 programadores em todo o mundo, incluindo portugueses, ajudaram a desenvolver aquele que provavelmente vai ser o próximo sistema operativo da maior parte dos utilizadores.

Primeiro deixem-me dizer que o evento decorreu nas instalações da MEGATRONICA de Braga. Estava tudo muito bem planeado e o evento decorreu sem problemas sob um ambiente descontraído e confraternização.

Pelo primeiro contacto com o Vista, pareceu-me bastante similar em termos visuais ao Mac Os assim como a várias distribuições de Linux.

O visual é uma das apostas da Microsoft para conquistar os clientes. Certamente não deixarão de o conseguir, no entanto, pouco foi inovado, pelos motivos que referi anteriormente: muitos dos pontos deste Vista foram clonados dos seus concorrentes. Desde os tipos de letra, a disposição dos menus no ambiente de trabalho assim como os fades que ocorrem quando minimizamos uma janela.

Destaco uma funcionalidade no Vista que é a possiblidade de fazer debugging remotamente ao programar no Visual Studio. Isto permite que utilizadores remotos nos "ajudem" na programação das nossas aplicações.

A minha opinião para já é de esperar mais algum tempo. Caso não saibam o Vista requere no minimo um Pentium III a 800Mhz, mas para correr na plenitude das suas funcionalidades é necessário um Pentium IV a 2.4Ghz assim como 1 Gb de memória RAM.

Estes requisitos certamente que serão um forte argumento utilizado pelos fabricantes e vendedores de PC's junto dos seus clientes para lhes venderem mais e melhores computadores.

Existem 5 versões do Windows Vista no mercado nacional e poderá encontrá-las em qualquer loja do país.

Os sites piratas também já disponibilizam estas mesmas versões, no entanto, segundo a Microsoft os utilizadores que usem chaves inválidas não poderão usufruir do Vista por muito tempo porque o mesmo se desactivará pouco tempo após a detecção dessas mesmas chaves inválidas.

Logo se verá! Pelo menos experimentem, vale a pena!

28/01/2007

Adeus Combatentes -> Olá Azurém

Passados quase 3 meses deixei a residência dos Combatentes. Provavelmente a mais mítica residência universitária de Guimarães. Foi uma experiência que ficou áquem das expectativas por vários motivos. No entanto, guardo boas recordações das pessoas que conheci.

Deixei os Combatentes e fui para Azurém. Sem dúvida uma boa mudança. Pelo menos é o que penso para já. Em termos de condições, é incomparávelmente melhor.

O resto logo se verá!

27/01/2007

Lost


Esta série já é transmitida em Portugal provavelmente há 1 ano e meio e vai na 3ª temporada, no entanto, como não comecei a ver de início, optei por apenas começar a ver quando arranjasse os primeiros episódios.

Quando comecei a ver achei verdadeiramente entusiasmante e apaixonante o argumento da série. A vontade de saber cada vez mais pormenores e os motivos para certos acontecimentos levou-me em algumas alturas a ver 4 e 5 episódios de cada vez. Estava e estou vicíado nesta série se bem que, às vezes, acho que a história perde-se um bocado, nomeadamente quando passam os relatos da vida das personagens.

A maior parte das vezes esses mesmos relatos trazem-nos coincidências verdadeiramente surpreendentes. Alías, a vida das personagens nesta série está recheada de coincidências (ou não...talvez seja o destino como diz John Locke) que tornam a história ainda mais estranha. Por exemplo o pai de Jack conheceu Sawyer e Ana Lúcia assim como Jack encontrou Desmond no estádio a treinar e posteriormente encontraram-se na mítica ilha.

Será que algum dia conseguirão sair da ilha?
Aguardamos pela continuação da 3ª temporada.

Tipo de ficheiro de video RMVB

RMVB

Provem do tradicional arquivo .rm (arquivo Real Media com taxa de dados constante), porém com maior tecnologia, que dá ao ficheiro a capacidade de variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens em cada frame do vídeo. Desta forma torna-se maior o valor da relação qualidade / tamanho. Assim o arquivo de vídeo terá qualidade excelente num tamanho muito menor que o usual.

Para se ter uma ideia da capacidade deste formato, um arquivo DivX/XviD de 700MB, contendo aproximadamente 100 minutos de vídeo com qualidade próxima à do DVD, seria reduzido para um arquivo de aproximadamente 350MB.

Outro exemplo são os ficheiros de video da série Lost que normalmente em Divx/Xvid ocupam 350 MB e em RMVB ocupam menos de 150.

A qualidade é tão boa ou melhor que o DivX/Xvid.

Para poderem reproduzir videos em RMVB é necessário ter o codec correcto instalado.

Aconselho a instalação do K-Lite Mega Codec Pack e a leitura deste tutorial.

25/01/2007

Material para estudo

Graças a alguns colegas consegui reunir apontamentos das cadeiras de Cálculo B e Análise de Circuitos assim como os exames da 1ª chamada de Fisica A e Cálculo B.

Decidi colocá-los online para que toda a gente possa aceder a esses mesmos conteúdos.

Análise de Circuitos: Exames, apontamentos.
Cálculo B: Resoluções das fichas 1 a 7.

Exame Fisica A
- 1ª chamada 06/07
Exame Cálculo B - 1ª chamada 06/07

Obrigado a Henrique Neto e a todos os colegas por disponibilizarem estes ficheiros.

18/01/2007

Evolução dos videojogos II

Depois de uma muito boa experiência com a Master System II e acabada a era dos 8 bits, começaram a chegar ao mercado consolas novas. Mega Drive e Super Nintendo fizeram as delícias dos jogadores.

Joguei várias vezes Mega Drive mas nunca tive alguma. Costumava jogar na casa de um amigo da escola mas fiquei a adorar essa consola quando o meu primo Tito teve uma no Natal juntamente com o Mortal Kombat 3. Foi o delirio...Brutalities, Babalities, Fatalities, foram palavras e frases que entraram no meu vocabulário a partir dessa data.

Simplesmente o jogo de luta que mais me cativou...espectacular mesmo!

Foi uma loucura na época. Mas a Mega Drive para mim foi mais do que MK3. Joguei o primeiro FIFA e Beavis and Butthead (aqueles tipos marados da MTV que davam peidos e arrotos). Sinceramente pouco mais me recordo.

Como o Tito tinha a consola e tavamos sempre a jogar acabei por não comprar. Foi a única consola da SEGA a par da Mega CD (que saiu em edição limitada em Portugal) que não comprei.

Em relação à Super Nintendo, tenho a dizer que quase nunca joguei nela. Lembro-me de ver o Donkey Kong quando estive na Suiça assim como o MicroMachines. Gostei bastante dos 2.

Mega Drive no Wikipedia

14/01/2007

Evolução dos videojogos

Vivemos mais uma fase em que se tenta ligar os videojogos a casos de violência na nossa sociedade.

Eu prefiro olhar para trás e ver o que em 10/15 anos mudou no mundo dos videojogos. É um mercado que gera biliões e..paixões!

Eu apaixonei-me por videojogos quando era bastante novo. Lembro-me perfeitamente do Prince of Persia, 007, Bubble e aqueles jogos daquelas consolas esquisitas imitações da primeira Nintendo.

Sem dúvida que foi amor à primeira vista.

Não me recordo quando comprei a minha primeira consola mas deve ter sido em 1991/92.

Foi a SEGA Master System II.

Adorei! Custou nessa altura 20.000 escudos. Lembro-me que foi comprada no Feira Nova e que estava logo na entrada. Tive a oportunidade de me divertir com bastantes jogos. Os que mais gostei foram sem dúvida o Mickey Mouse In Castle of Illusion, Star Wars (não podia deixar de ser), Monaco Grand Prix, Asterix (muito bom mesmo) , Streets of Rage, Sonic 1 e 2 (excelente!), Hang on, Shinobi e mais alguns que não me recordo.

E foi nessa altura que nasceu o meu amor por uma empresa...SEGA

Se querem saber mais acerca desta consola e do primeiro Sonic que joguei sigam estes links:

Master System II
Sonic the Hedgehog 2

Continuarei a falar sobre videojogos nos próximos posts.

13/01/2007

Época de Exames

Abriu oficialmente a Época de Exames e já se sabe como é...ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR. Ou talvez não.

Vai ser Algebra, Física, Cálculo e Análise de Circuitos.

Desejem-me boa sorte!
Quero passar a tudo!!

05/01/2007

Conversão de AVI para MPEG 2 + Backup de DVD9 para DVDR

Boas

Deixo aqui links para dois tutoriais bastante úteis para quem quer passar DivX ou qualquer tipo de AVI para DVD usando Nero VisionExpress e Nero Recode.

São bastante fáceis de utilizar os programas e os tutoriais bem redigidos.

É necessário instalar alguns codecs mas acho que no tutoriais têm dicas suficientes sobre onde os encontrar.

Conversão de AVI para MPEG 2
Backup de DVD9 para DVDR

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Hoje aproveito para sugerir aos caros leitores deste blog, a visita a um dos locais mais interessantes da cidade de Braga: a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Além de instalações muito bem dotadas a todos os níveis, destaco a simpatica dos seus funcionários assim como a facilidade que existe em ter acesso a todos os meios que a Biblioteca coloca à disposição dos seus utilizadores.

Sem dúvida um local a frequentar.

Mais info: BLCS

Projecto Semestre MIECOM 1º semestre

Finalmente foi a apresentação do projecto do semestre. Correu bem.

aqui ficam os links para os relatório de cada momento de avaliação.

momento1
momento2
momento3
momento4

espero que sejam úteis a quem precisar de os utilizar.

Agora venham os exames...

03/01/2007

Vigilia Open Design

Carissimos,

Foi criado um blog para discussão de todos os temas relacionados com o projecto Vigilia Open Design.

Para quem não sabe, trata-se de um projecto open-source que consiste num sistema de vigilância de florestas.

Está a ser trabalhado por alunos de Engenharia de Comunicações (o meu mui nobre curso) da Universidade do Minho.

O mesmo blog pode ser acedido a partir do link.

02/01/2007

Passagem de ano ou "Réveillon" como dizem os franceses e não só!

Já estamos em 2007 e a minha passagem de ano foi no minimo "diferente" mas para pior.

Tava a ser meia noite e estava eu numa rua deserta da "cidade universitária" de Gualtar quando vejo meia dúzia de marrecos a abrir garrafas de champanhe e a estourar bombas de Carnaval. A minha reacção foi de estranheza porque....não acreditava que era meia noite!

Foi mesmo uma situação caricata...e depois cheguei a uma conclusão:

- preciso dum telémovel novo. o meu já só dá 11 badaladas por dia!

Enfim...Depois da meia noite, Gualtar já parecia o local com o maior espectáculo pirotécnico do mundo.

A seguir à Madeira, claro!!

Pois é, a nossa pequena Cuba entrou para o Guiness!

Aquilo é que foi! Conseguiram estourar 1,2 milhões de euros em apenas 8 minutos! Eu acho que isso é um duplo recorde!!

"O espetáculo pirotécnico envolveu 17 toneladas de fogos de artifício, 660.300 disparos, numa cadência de mais de oito mil disparos por minuto e teve um custo de 1,2 milhão de euros."

O nosso amigo George W. ao saber desta notícia, pediu informações à CIA sobre aquela arma de destruição em massa MADE IN PORTUGAL que ele desconhecia. Eles ainda pensam que as armas estão no Iraque...

Eu como passei a maior parte das noites de 2006 no Insólito, não podia despedir-me de 2006, sem lá ir...ou melhor podia mas ninguém quis ir para outro sítio (grrrr...)

Mas valeu a pena...

p'ró ano há mais!